presencialidade

Com atividades presenciais, rede privada começa as aulas em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Marcelo Oliveira (Diário)

Filas e corredores cheios após dois anos de ensino remoto marcaram a manhã de cinco escolas da rede particular de Santa Maria. Nesta segunda, os colégios Riachuelo, Sant'anna, Centenário, Coração de Maria e Medianeira deram início ao ano letivo em formato totalmente presencial de todos os alunos, desde educação Infantil até o Ensino Médio. Ainda nesta semana, outras escolas privadas estão com atividades de retorno marcadas. 

De acordo com a determinação do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), o ensino híbrido e online não é mais obrigatório, portanto, tornam-se apenas uma alternativa para alunos específicos com encaminhamento médico. Quanto aos protocolos para o Ensino Médio e Fundamental, alunos ou funcionários que testem positivo para Covid-19 devem ser isolados por 10 dias. Para as turmas do Ensino Infantil, a recomendação é diferente: a partir de um caso positivo, as atividades presenciais da turma devem ser suspensas por 10 dias. 

Amanhecer de segunda-feira registra mínima de 10ºC em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

Outra recomendação é que os professores aproveitem os ambientes abertos das instituições para realizarem atividades ao ar livre com os estudantes. Na Escola Medianeira rede Santa Paulina, a ideia já foi seguida desde o primeiro turno de retorno presencial. De acordo com o diretor, Everson Belous, desde a quinta-feira da semana passada, a escola reuniu os pais e responsáveis dos alunos para acalmá-los quanto ao retorno e as medidas que serão seguidas. No total, são 691 alunos aptos a retornar nesta segunda, com idades desde 1 até 18 anos de idade. 

No intervalo, quando os alunos precisam ficar sem máscara para fazer o lanche, o distanciamento de 2 metros deve ser seguido. No colégio Fraciscano Sant'anna, os alunos do Ensino Médio terão um espaço ao ar livre, no pátio da escola, para a merenda. O restante fará em ambientes fechados, mas com ventiação e distanciamento.  

- Nós nos organizamos dessa forma, os maiores farão no pátio, e os pequenos com as medidas. Porque é dessa forma que orientam os protocolos, quando os alunos tiram a máscara é preciso fazer assim e nós vamos observar isto - afirma a diretora do colégio, Irmã Valderesa Moro.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

As alunas do Colégio Sant'anna Betina Migliorin e Érica Roballo, de 16 anos, se conheceram nas aulas online e hoje chegaram juntas para o início do ano letivo. As duas estão vacinadas contra a Covid e estavam ansiosas para o retorno presencial.

- A gente já tomou as duas doses, eu acho que estamos preparadas. Antes [no formato híbrido] eu preferi ficar em casa, acho que era mais seguro. 

DEMAIS ESCOLAS PARTICULARES

Durante esta e a próxima semana todas as escolas particulares ainda devem retornar no modelo presencial, conforme o calendário:

Santa Maria

  • 17/02 - Ensinos Fundamental e Ensino Médio
  • 21/02 - Educação Infantil (Nível 1, 2 e 3)

Fátima

  • 16/02 - Ensinos Fundamental e Médio
  • 21/02 - Educação Infantil

Centenário

  • 14/02 - Ensinos Fundamental e Médio
  • 16/02 - Educação Infantil

Antônio Alves Ramos

  • 21/02 - Início do ano letivo para todos os níveis de ensino

Marco Polo

  •  21/02 - Início do ano letivo para todos os níveis de ensino

Já retornaram

  • Escola Adventista, Colégios Providência, Riachuelo, Coração de Maria, Medianeira e Sant'anna.

* Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Próximo

Aulas presenciais serão retomadas na UFSM entre 21 de março e 14 de abril

Educação